No mundo atual, as redes sociais se tornaram fontes de pesquisa. Todos os dias, pessoas do mundo inteiro buscam informações sobre todos os tipos de assunto, o que inclui, obviamente, a política. Por isso lançamos a nossa terceira edição do Ranking dos deputados estaduais mais influentes do Paraná.
Em ano eleitoral, como o que vivemos em 2022, essa interação fica ainda maior. Todo mundo já sabe, mas não custa lembrar: o candidato que não tenha uma rede social forte, que interaja com o público correto, que construa um relacionamento duradouro, dificilmente vai conseguir triunfar na campanha eleitoral.
“Hoje, estamos há pouco menos de sete meses do dia da eleição. Este prazo é curto para conseguir construir uma imagem para o candidato. Quem não possui mandato precisa de forma urgente elaborar uma estratégia de pré-campanha para se apresentar ao grande público. E quem tem mandato, tem que conferir se a rede é, de fato, relevante o suficiente para garantir a reeleição”, alertou o sócio-diretor da Aquário Comunicação e analista político, Leandro Duarte.
É justamente para mensurar o poder na internet dos atuais deputados estaduais que a Aquário Comunicação lança a terceira edição do Ranking de Influência Nas Redes Sociais dos políticos com cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.
De acordo com o Sócio-diretor e analista de big data da empresa, Luann Medeiros, a publicação servirá como uma avaliação prévia de relevância da internet dos políticos. “ Esse é o momento para avaliar como estão suas redes e também as dos teus adversários. Um trabalho de diagnóstico, como somos especialistas em produzir, é fundamental para saber todas as informações das tuas redes. Por exemplo, seus seguidores são do Paraná? Eles estão na sua região de atuação? Quais as bandeiras ou projetos que eles buscam? As respostas para estas perguntas são fundamentais para construir uma estratégia digital eficiente”.
Veja as posições dos políticos no ranking
Assim como nas outras edições, a Aquário disponibiliza a equação que foi elaborada para desenvolver o ranking, assim como todas as suas variáveis que são: o envolvimento, que tem peso 5; o número de seguidores com peso 2; e quantidade de postagens que está com peso 1.
Ferramenta utilizada SEMRUSH
É importante lembrar que as variáveis foram escolhidas a partir dos critérios da Hootsuite, empresa de tecnologia com estudos avançados em redes sociais.
Quer conferir as publicações anteriores? Veja abaixo
Estratégia digital
Luann Medeiros pontuou ainda que o investimento em uma campanha digital é fundamental para baratear os custos de campanha e alcançar o público correto. “O Paraná possui 399 municípios. Caso o candidato não tenha recursos para se deslocar por vários dessas cidades, ele terá que alcançar seus possíveis eleitores via internet. Então, conhecer teus seguidores, montar a estratégia correta de tráfego pago, tornará a campanha mais eficaz e mais barata. Lembrando que calculamos que um candidato terá que alcançar 50 mil votos.