A Aquário Comunicação e Marketing, empresa especializada em inteligência digital, lança neste mês a primeira edição do ranking dos deputados estaduais mais influentes na internet no Paraná. O levantamento tem como objetivo mostrar quais parlamentares têm o melhor desempenho nas redes sociais. A publicação será bimestral e estará disponível em todos os meios de comunicação.
Na avaliação do sócio-diretor da Aquário, o especialista em big data Luann Medeiros, o estudo permitirá que o deputado avalie se os atos de seu mandato chegaram na ponta, ou seja, até seus eleitores ou possíveis votantes.
“O político precisa se comunicar bem com seus eleitores. Quem não trabalha direito na internet acaba por entrar no mesmo clube dos parlamentares que nada fazem. Especialmente agora, na época de pandemia, em que toda a população faz vigília em relação aos gastos públicos, é preciso dar visibilidade ao trabalho”, explicou.
Para desenvolver o ranking, a Aquário Comunicação e Marketing elaborou uma equação, que levou em conta as seguintes variantes: quantidade de seguidores nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter); quantidade de postagens; quantidade total de envolvimento com as publicações. Cada critério tem um peso diferente, de acordo com o que as redes sociais levam em consideração. Os dados foram coletados do dia 1º de janeiro de 2021 a 11 de março de 2021, por meio da ferramenta SEMRUSH.
O processo de elaboração do ranking começou com a definição dos dados que se tornaram grandezas. O envolvimento recebeu peso 5. Já o número de seguidores ganhou peso 4 e a quantidade de postagens ganhou peso dois.
Segundo a hootsuite, empresa de tecnologia com estudos avançados em redes sociais, a média de envolvimento por postagens é de 0,25% para páginas com até 100 mil seguidores e para as páginas com mais de 100 mil seguidores a média fica de 0,08%.
“Sabemos como é difícil o envolvimento orgânico dentro das plataformas, por isso o peso maior foi atribuído a ele. A quantidade de seguidores é a base de fãs, por isso ter um número expressivo de fãs faz total diferença na hora de ter envolvimento. A quantidade de postagens tem o peso menor, mas é relevante dentro da estratégia para redes e pode atrapalhar o desempenho. Existem penalidades para usuários que postam em demasia. Uma das punições, por exemplo, é entregar o conteúdo para menos pessoas, o que fere diretamente no alcance da publicação, por conseguinte no envolvimento”, aponta Luann Medeiros
Para dar mais transparência ao processo, a Aquário Comunicação disponibiliza todos os dados em formato de levantamento. Nas artes abaixo, é possível conferir quem tem maior número de envolvimento, maior número de seguidores e também a quantidade de postagens efetuadas no período analisado.