Saber utilizar a internet é imprescindível em um ano eleitoral. Site na pré-campanha e campanha é uma excelente forma de políticos se comunicarem com os eleitores
A internet mudou a forma como encaramos o mundo. Música, vídeos, pagamentos… Tudo hoje é diferente do que era há 22 anos. Com pré-campanhas e campanhas eleitorais, não seria diferente.
As formas clássicas de contato entre candidato e eleitor ainda existem (rádio, TV, corpo a corpo)… Mas, agora, todo esse conteúdo deve ser adaptado para pessoas acostumadas a um mundo cheio de telas e opções.
Nas eleições de 2018, foi possível ver a força da campanha eleitoral na internet. Um candidato com pouco tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV foi eleito presidente da República. Em boa parte, isso foi possível por causa da força desse político na internet.
Esse é o cenário atual: comícios viraram transmissões ao vivo; santinhos se transformaram em stories e a comunicação entre candidato e eleitor agora precisa caber na tela de um smartphone.
A grande vantagem dessa transformação é a possibilidade de segmentação de mensagem. Em uma inserção televisiva, você fala para várias pessoas e espera para ver quantas são impactadas. Na internet, você pode mandar mensagens diferentes para pessoas diferentes, sempre de acordo com as preferências do público.
Hoje em dia, não basta dizer ao eleitor em quem ele deve votar. Você deve mostrar ao cidadão o que ele vai encontrar o que procura no candidato. Para isso, nem sempre bastam publicações em redes sociais.
Você já entendeu que não adianta martelar nome e número de candidatos na cabeça do eleitor, mas pode estar se perguntando: “o que fazer para ganhar votos então?”.
É nessa hora que entra em cena um velho conhecido de quem já fez campanhas eleitorais: os sites.
Ao contrário do que muita gente pensa, as páginas de políticos ainda são uma ótima forma de angariar eleitores. Isso pode ser feito ao aproveitar da conectividade e da segmentação que a internet proporciona.
O posicionamento de marca é o lugar que a empresa quer ocupar no coração e na mente do seu público-alvo. Isso também pode ser feito por políticos durante a corrida eleitoral.
Para isso, o candidato deve ter um site que deixe bem claro quais são as bandeiras dele. A página deve ser feita por profissionais qualificados, o que vai deixar o site do político sempre nos primeiros resultados do Google. “As pessoas não pesquisam pelo nome do político, isso só é feito na semana da eleição. Por isso, é importante se posicionar no Google com palavras-chave que sejam temas das bandeiras defendidas pelo político. Assim, um possível eleitor pode conhecer o candidato pelas coisas que ele faz e defende”, afirma o sócio-diretor da Aquário Comunicação, Luann Medeiros.
Sites de candidatos em pré-campanha e campanha ganham uma importância ainda maior no Paraná. Todas as páginas de clientes atendidos pela Aquário tinham mais de um minuto de leitura nas matérias.
Isso permite uma aproximação maior entre candidato e eleitor, fora a possibilidade de ganhar novos votos. “O possível eleitor pode entrar em outras páginas do site e conhecer mais ainda o político”, ressalta Luann.
Já estamos a poucos meses das eleições de 2022. Se posicionar corretamente na internet pode fazer toda a diferença no sucesso da sua campanha eleitoral.
Aqui na Aquário Comunicação, oferecemos serviços de:
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