A internet trouxe uma nova forma de propaganda. Ao invés de interrupções durante a programação na TV, anúncios relacionados a buscas recentes e navegação. A Meta (empresa que administra Facebook, Instagram e WhatsApp) se especializou nisso. A partir de 2018 os anúncios eleitorais nas redes sociais foram permitidos no Brasil.
Procurando o melhor carrinho para o seu bebê? O Instagram vai sugerir uma página sobre maternidade. Passou a seguir várias páginas sobre jiu-jítsu? Entre um story e outro, se prepare para ver anúncios de perfis semelhantes.
E isso muda tudo quando pensamos em propaganda. Ao invés de mandar uma mensagem unificada para várias pessoas, você consegue filtrar o público e personalizar o anúncio. Uma mina de ouro!
Nos últimos anos, a Meta tem ganhado cada vez mais importância nas eleições. Facebook e WhatsApp se destacam entre as fontes de informações dos eleitores brasileiros. Vários políticos e partidos já anunciam lá.
Além de poder impulsionar sua mensagem, você ainda consegue alcançar públicos semelhantes ao seu eleitorado. E o melhor: usando a inteligência artificial e a gigantesca base de dados da Meta.
Ao acessar o Relatório da Biblioteca de Anúncios da Meta, percebemos que páginas relacionadas à política já estão se movimentando para as Eleições 2022.
Se a gente levar em consideração o período entre 1º de fevereiro e 1º de maio, 12 dos 20 maiores anunciantes da Meta tratavam sobre política de alguma maneira.
São propagandas que vão desde perfis de ONGS a nomes como o de Aécio Neves, candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014.
Ainda temos as páginas institucionais. Entre fevereiro e maio, os governos dos estados do Rio grande do Sul e do Maranhão figuraram entre os que mais gastaram com anúncios na Meta.
Quanto custa uma inserção em uma emissora de televisão? A resposta depende de tempo e horário. Uma propaganda de trinta segundos na final da última edição do Big Brother Brasil, por exemplo, chegou a custar R$ 650 mil, de acordo com o site FDR, especializado em economia.
Na Meta, sua publicidade consegue alcançar um público muito mais selecionado por um preço muito menor.
Em São Paulo, maior estado do Brasil, a Senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi uma das maiores anunciantes, gastando pouco mais de 67 mil reais entre 2 de abril e 1º de maio.
Por esse valor, ela passou 30 dias aparecendo, sendo apresentada ou lembrada por pessoas com um perfil muito parecido com aquelas que já a seguem. Assim, cada perfil alcançado tem uma probabilidade muito maior de virar voto.
A corrida eleitoral já começou! Se posicionar corretamente na internet pode fazer toda a diferença no sucesso da sua campanha eleitoral.
Aqui na Aquário Comunicação, oferecemos serviços de:
– Planejamento estratégico
– Gerenciamento de redes sociais
– Monitoramento e metrificação de marca
– Desenvolvimento de sites com técnicas de SEO
– Gerenciamento de anúncios no Google e n
– Desenvolvimento de games para aumentar o engajamento
Se torne nosso cliente e veja como podemos te ajudar a otimizar sua campanha eleitoral!