Planejar estratégias de marketing digital em campanhas eleitorais é uma etapa essencial de qualquer corrida. A importância do candidato marcar presença nas redes sociais vem crescendo a cada votação.
Além disso, a tecnologia permite uma aproximação imensa entre políticos e eleitores. Uma pesquisa sobre a opinião dos internautas acerca de determinada plataforma de campanha pode ser feita em pouco tempo, só para dar um exemplo.
É uma estratégia para criar relacionamentos entre pessoas públicas e eleitores.
Mesmo no período de pré-campanha eleitoral, já é possível começar a se mover. Se o candidato já tem um site, por exemplo, o Google Analytics é uma fonte gigantesca de informações.
Mesmo se você ainda não está em campanha, pode começar a entrar em contato com eleitores. Tanto faz se é por meio de blogs, sites, email marketing ou pelas redes sociais.
A internet veio para mudar a forma como as campanhas eleitorais são feitas.
Você deve focar em criar um relacionamento próximo e duradouro com o seu eleitor.
– Ouça o que ele tem a dizer através de enquetes e pesquisas;
– Sempre responda os comentários, fazendo isso de forma pacífica se eles forem negativos;
– Tire dúvidas dos seus eleitores;
– Pense sempre em estabelecer e fortalecer a conexão com seus seguidores.
O candidato deve ter em mente que, para realizar uma campanha digital de sucesso, é importante que ele:
O primeiro passo é buscar pessoal qualificado e capacitado para comandar a campanha.
Depois, é preciso preparar as ferramentas básicas do candidato, como site e/ou blog.
É essencial pensar nas estratégias que vão otimizar o posicionamento do site e/ou blog do político nos resultados das buscas do Google.
Você também deve elaborar um calendário de publicações, para gerar conteúdo de acordo com as pautas da campanha.
Crie protocolos para a criação e publicação de conteúdo.
Se possível, crie aplicativos para o seu eleitorado.
Monitore o que é falado e discutido nas redes sociais.
Não se esqueça que as ferramentas mudaram, mas o objetivo continua o mesmo.
Assim, o candidato não pode esquecer de fazer contato com a população, comparecer a eventos, pedir feedbacks dos eleitores e investir no marketing direto.
Sim, flyers, outdoors e carros de som ainda dão resultado.
Cada rede social tem uma peculiaridade. Cada uma pode ajudar de uma maneira diferente.
O Facebook é a rede social com mais usuários no mundo inteiro e permite várias formas de interação.
O Twitter é um microblog. Lá, as publicações são menores, mas têm chances de alcance maiores, já que os usuários acessam um número maior de posts.
O Instagram tem como ponto forte o tempo que as pessoas passam conectadas. Tem conteúdos versáteis como fotos, vídeos e stories.
Já o LinkedIn é uma rede voltada para conexões profissionais e pode fazer um público mais qualificado conhecer as propostas do candidato.
O marketing digital para candidatos é uma realidade.
Através da internet e das redes sociais, candidatos e eleitores podem formar conexões fortes entre si.
Clique aqui e deixe a gente te ajudar a aproveitar a tecnologia para se aproximar dos seus eleitores.