O ano de 2020 está sendo incomum para o mundo todo. Lutamos contra um vírus invisível que já matou milhares de pessoas. Líderes mundiais tiveram que tomar uma série de decisões no intuito de controlar a pandemia do novo coronavírus. Sabemos que a população espera dos seus políticos, as pessoas em quem elas votaram, medidas eficazes em situações como a da Covid-19.
Nos tempos atuais, as redes sociais aproximaram políticos e eleitores, que, por sua vez, utilizaram esses canais para cobrar, sugerir e questionar. Com isso, muitos líderes tiveram dificuldades em lidar com essa forma de comunicação e acabaram agindo errado. Outros fizeram lives desastrosas e responderam de maneira inusitada seus interlocutores.
Claro, nós da agência Aquário tivemos a nossa experiência com a crise da saúde. Por isso, estamos aqui para falar de um dos nossos “cases” de sucesso (sem citar nomes, rs). Dá só uma olhada!
Um ponto crucial para o marketing digital é a escolha dos conteúdos que serão divulgados. Muitos foram os questionamentos do que deveria entrar na página do cliente e como isso aconteceria. No marketing digital, não há espaços para o achismo. Para nos basear, fizemos pesquisas no Google, utilizamos o volume de busca para saber o que a população da cidade estava pesquisando e, por fim, analisamos o monitoramento. Dessa forma, conseguimos extrair o máximo de informações possíveis e, consequentemente, criar conteúdos de valor para os seguidores. Percebemos que a comunidade procurava um líder. Queriam alguém que pudesse ser a fonte de informação, alguém que eles pudessem depositar sua confiança. Isso nos fez criar um direcionamento para o líder da cidade. Assim, toda a população começou a esperar dele as informações e soluções para combater o coronavírus. Todos esses dados nos ajudaram a tomar as decisões estratégicas necessárias para ter sucesso.
Além de matérias relacionadas ao novo vírus, o site do cliente em questão também disponibilizou informações sobre as obras e o cotidiano do município. Também foram criadas postagens nas redes sociais (dark ads). Focamos, de forma cirúrgica, os locais e o público-alvo. Não podemos esquecer que é ano de eleições municipais no Brasil, adiadas para o mês de novembro. Por isso, é extremamente necessário divulgar os feitos da gestão do cliente. Talvez, vocês estejam pensando: “Legal, né! Fazendo campanha em um momento como esse”! Mas não há como fugir! Não podemos deixar de fazer um trabalho de marketing digital político bem feito, pois as campanhas acontecerão quase que inteiramente nas redes sociais.
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Crédito da imagem: Agência Brasil/Reuters