Não é nenhuma novidade que as eleições municipais deste ano serão diferenciadas das passadas. Com a pandemia do novo coronavírus, o corpo a corpo dos candidatos, ou seja, as visitas de porta em porta e as caminhadas pelas ruas, provavelmente, não acontecerão com a mesma frequência que nas disputas anteriores. Aliás, com o intuito de proteger a saúde pública, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orientou que as aglomerações de pessoas e a distribuição de material impresso sejam evitadas.
Outro motivo para que as eleições 2020 sejam consideradas únicas é que elas prometem ser as mais digitais que já existiram. Com a regra do distanciamento social, a população está mais em casa e, consequentemente, na internet. Não à toa, o Brasil ocupa a segunda posição no quesito tempo gasto em redes sociais. Somos uma população altamente conectada. E, com o objetivo de se adequar às novas tecnologias, a Justiça Eleitoral vem ampliando cada vez mais o uso do ambiente virtual para a divulgação dos candidatos. Uma prova disso é que, pela primeira vez em eleições municipais, será possível impulsionar postagens nas redes sociais, ou seja, as propagandas eleitorais pagas. E os políticos estão atentos a essa nova forma de publicidade.
A agência Aquário Comunicação fez uma análise, para o site de notícias Toda Hora, do marketing digital dos candidatos à prefeitura de Manaus, Amazonas. Segundo o levantamento, entre 04 de agosto e 20 de setembro, sete dos 11 políticos que disputam o pleito já haviam investido dinheiro para atrair a atenção dos eleitores no Facebook. São eles: Ricardo Nicolau (PSD), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Amazonino Mendes (Podemos), José Ricardo (PT), Romero Reis (NOVO), Chico Preto (DC) e David Almeida (Avante).
E dá só uma olhada nos números. Alberto Neto foi o que mais gastou com marketing digital, com um valor de R$ 20.399. Em segundo lugar aparece Ricardo Nicolau, com R$ 5.866. A medalha de bronze em recursos investidos no Facebook ficou com Amazonino Mendes, com R$ 1.909, seguido por Romero Reis (R$ 1.679), José Ricardo (R$ 766), David Almeida (R$ 500) e Chico Preto (R$ 135).
No levantamento realizado pela agência de marketing digital, não constaram os nomes de Alfredo Nascimento (PL), Marcelo Amil (PCdoB), Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Coronel Menezes (Patriota).
Luann Medeiros, sócio-diretor da Aquário Comunicação, explica que um dos fatores mais importantes do marketing digital é o engajamento. “Ele visa analisar a relação entre o candidato e seu público, como é a interação entre eles”, afirma o empresário. Quanto maior o engajamento, maior a proximidade entre eles.
No ranking do engajamento, o candidato Alberto Neto também é o líder. Entre 1o de agosto e 21 de setembro, o político contou com o engajamento de 622 mil pessoas. Em seguida, temos David Almeida, com um engajamento de 129 mil pessoas. “Davi Almeida ficou em sexto lugar nos valores utilizados com o Facebook, no entanto está na segunda posição quando o assunto é engajamento. Isso prova que nas redes sociais nem sempre quem gasta mais tem uma visibilidade maior. Por isso é tão fundamental contar com uma equipe especializada na área, para que as melhores estratégias sejam adotadas”, diz Luann Medeiros.
Logo atrás, vêm os candidatos Amazonino Mendes, com 100 mil alcances, José Ricardo, com 64 mil pessoas alcançadas, e Ricardo Nicolau, com um engajamento de 35 mil usuários. Na sexta e sétima posições, estão, respectivamente, os políticos Chico Preto (27 mil) e Alfredo Nascimento, que não gastou nada, mas teve um engajamento de 15 mil. “Um dado interessante é que Ricardo Nicolau, o segundo na quantidade de dinheiro investido nessa rede social, acabou ocupando o quinto lugar no engajamento”, analisa o sócio-diretor da Aquário Comunicação.
Quando analisamos as curtidas na rede social Facebook, isto é, os “likes”, o líder é David Almeida, seguido por Chico Preto e Alfredo Nascimento. Em quarto e quinto lugar vêm Amazonino Mendes e, por fim, José Ricardo.
Em relação às postagens no Facebook, o político medalha de ouro é José Ricardo, com 225 postagens. Na segunda posição aparece o candidato David Almeida, com 80 posts. Já quando observamos o engajamento dessas publicações, a situação é totalmente inversa. Embora José Ricardo tenha movimentado mais sua rede social, seu alcance foi de apenas 285 mil pessoas. Por sua vez, David Almeida teve 1,6 milhão de engajamento. Na terceira posição, está Alfredo Nascimento, com 78 postagens e 230 mil pessoas. Depois dele, aparecem Chico Preto (72 posts, com 379 mil pessoas alcançadas) e Amazonino Mendes (70 posts, com 1,4 milhão de pessoas).
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