O futuro do seu negócio na internet está na Inteligência Digital. Não basta ter um site funcional, intuitivo e bonito. Tampouco é suficiente ter redes sociais sempre atualizadas e com conteúdos relevantes. Para fazer a diferença no mundo digital, é preciso ir além.
É por meio da Inteligência Digital que você vai conhecer e compreender melhor quem são e o que pensam seus clientes. Também é possível, com ela, saber como eles usam seu site e como se relacionam com a sua marca nas redes. Para isso é preciso mais que ter e analisar dados: só se conquista uma presença digital verdadeira quando se trabalha com especialistas.
Depois de coletar e avaliar os dados que seu público gera quando visita seu site, o próximo passo é a difícil tarefa de tornar essa experiência mais assertiva. Dessa forma, seus resultados podem melhorar significativamente. Ou seja, trabalhar as informações que você tem em mãos de modo a convertê-las em mais clientes para a sua empresa.
Hoje em dia o uso massivo da internet é frenético, seja para atividades relacionadas ao trabalho, seja para atividades de lazer ou entretenimento. E, diante de tanta concorrência pela audiência, tem mais público quem melhor sabe gerenciar os conteúdos abordados.
Então não é mais suficiente manter seu Instagram sempre atualizado. Para ter seguidores e engajamento você precisa ganhar a atenção das pessoas em meio a inúmeras outras contas que oferecem o mesmo produto ou serviço que você. Assim, sai na frente quem melhor entende as necessidades dessas pessoas, seus medos, angústias e vontades. Por isso a análise das informações que elas geram quando navegam na internet é tão importante.
Apenas com uma estratégia coerente, desenvolvida por profissionais especializados, será possível chegar a essa compreensão do público de determinado negócio. Afinal, há uma série de fontes de onde você pode coletar os dados que serão posteriormente analisados.
Além do seu site há o Instagram, Linkedin, Facebook, TikTok, Clubhouse, o buscador do Google e tantos outros “locais” que podem fornecer um cenário amplo e completo do comportamento digital dos seus clientes. Em qual deles focar? Em todos.
A evolução das ferramentas de marketing digital se dá de forma rápida e irreversível. Cada vez mais, quem tem os melhores analistas e produtores de conteúdo tem mais vantagem na hora de vender seu peixe. Os recursos de inbound marketing, branding e posicionamento de marca, gestão de redes sociais, marketing de conteúdo, automação de marketing, entre outros, só alcançam todo o seu potencial se estiverem combinados corretamente.
Trata-se, na verdade, de reunir a maior quantidade possível de informações, analisar cada uma delas de forma ampla e, por fim, definir estratégias com base no que essas informações determinam. Em última instância, a Inteligência Digital consiste em abandonar o “achismo” e concentrar seus esforços de divulgação, impulsionamento de conteúdos e outros detalhes em entregar exatamente aquilo que seu público deseja.
Uma parte muito importante desse processo é o monitoramento. Monitorar o nome da sua marca e termos relacionados a ela é fundamental para captar dados. Depois, é possível usar esses dados tanto na estratégia quanto no controle dos riscos envolvidos no seu negócio.
Atualmente há uma série de maneiras de construir e implementar a Inteligência Digital e algumas delas são bastante conhecidas. No entanto não basta saber como elas funcionam e para que servem. Para aproveitar tudo o que esses instrumentos podem entregar você precisará adquirir experiência com cada um deles.
O próprio Google disponibiliza, por exemplo, o Google Analytics, um serviço gratuito que exibe estatísticas do comportamento dos usuários de um site. Por meio dele é possível saber tudo a respeito de como as pessoas interagem com as funcionalidades e áreas desse site.
Assim, por exemplo, criar e gerenciar uma campanha no Google Ads torna-se uma tarefa muito mais simples e assertiva. Mas o Analytics não é o único dispositivo do Google que pode contribuir com a Inteligência Digital. Há, ainda, o Google Attribution, o Google Tag Manager, entre outros. E isso falando apenas de uma empresa fornecedora.
No entanto, não basta ter todas as informações à mão se você não sabe exatamente como usá-las. Coletar e analisar os dados é apenas a parte inicial de um trabalho muito mais extenso e delicado que vai levar sua marca ao sucesso na internet e nas redes sociais.
Esse resultado só será possível com um planejamento cuidadoso que precisa levar em conta as metas estabelecidas e a observação das melhores estratégias para atingi-las.
Outra empresa que tem se dedicado a oferecer soluções para os especialistas em Inteligência Digital é a Adobe. Para mencionar alguns há o Adobe Adobe Analytics, o Adobe Mobile, o Adobe Activation e o Adobe Target.
Embora o uso dessas ferramentas seja, em geral, intuitivo, apenas especialistas conseguem combiná-las de maneira adequada para garantir que os dados analisados são os mais indicados ou que os parâmetros adotados estejam calibrados de acordo com os objetivos de determinado negócio.
Somente fazendo essa integração entre softwares será possível atingir as metas estabelecidas, visto que cada marca tem um universo completamente diferente das outras. Também é fundamental garantir que os recursos disponibilizados no seu site e nas suas redes estejam devidamente integrados àqueles que seu público já utiliza de forma orgânica, como os do próprio Google.
Esse é um desafio que vem com muitas dificuldades, mas que, quando enfrentado corretamente, com as ferramentas certas e por especialistas experientes, tem tudo para trazer os melhores resultados.