Imagine a quantidade de dados gerada todos os dias por usuários da internet em todas as partes do planeta. Todas essas informações são valiosas para quem quer obter melhores resultados online, mas é fundamental saber quais delas servem para o seu negócio, além, é claro de analisar e interpretar essas informações. Isso é Big Data.
Grandes volumes de dados, com muita variedade em suas fontes, são muito mais complexos de se analisar. É por isso que há serviços especificamente voltados para Big Data que, devido à sua complexidade, atendem principalmente a profissionais de TI preparados para lidar com cada um deles.
E como tudo isso se combina para trazer resultados mais expressivos para uma marca? Simples: são as ferramentas de Big Data que ajudarão a definir as estratégias de marketing.
Quando se olha para um conjunto de dados provenientes de diversas fontes, é difícil estabelecer uma relação entre eles. Ou seja, dados gerados pelo Facebook, pelo Google, pelo Waze e pelo Linkedin, por exemplo, não são facilmente interpretáveis em conjunto porque nada têm a ver um com o outro. São os chamados “dados não-estruturados“.
Por isso, obter esses dados é importante, mas não é tudo. Depois que eles são coletados é que começa o verdadeiro trabalho, aquele que vai permitir que eles façam sentido vistos juntos. Esse tipo de dado em geral não pode ser analisado por máquinas ou programas de computador, porque têm uma conexão muito mais subjetiva entre si. É aí que entram os especialistas e suas ferramentas de análise e interpretação.
Além de compreender os dados não-estruturados, as soluções de Big Data precisam também cumprir o papel de fazer isso com grande velocidade. Bancos de dados no Big Data precisam ser mais “flexíveis” que bancos de dados comuns, visto que o volume de informações armazenadas aumenta rapidamente.
Quando se utilizam ferramentas como o Big Data, as estratégias de marketing tendem a ser muito mais precisas. Afinal, esse tipo de recurso permite entender os sentimentos dos clientes para, então, antecipar vontades e necessidades que eles possam vir a ter no futuro próximo.
Muitas marcas de renome mundial fazem uso dessas soluções – e é por isso que, quando você está navegando pela internet, encontra muitas vezes anúncios de produtos e serviços que pesquisou recentemente, seja em sites específicos, seja nas redes sociais.
Também é por meio do Big Data que serviços on demand, como o Spotify, a Netflix e o Amazon Prime, conseguem adaptar seus algoritmos e oferecer ao usuário uma experiência única e personalizada de acordo com o comportamento que ele tem em suas plataformas, com os conteúdos que costuma acessar com mais frequência, entre outras interações feitas nos aplicativos.