Você já viu aqui em matérias no nosso site ou em conteúdos das nossas redes sociais, mas não custa nada lembrar, aliás vale muito em termos de fortalecimento de marca, autoridade e possibilidade maior de vendas. Sabe do que estamos falando? Se pensou em posicionamento orgânico, saiba que está completamente certo.
Trata-se de uma estratégia utilizada em ações de marketing digital correlacionada com a quantidade de visitantes de um conteúdo que não são captados por publicidade, mas sim de forma espontânea.
Vamos explicar melhor: assim como milhões de pessoas no Brasil e no mundo você diariamente procura por termos na internet. Não sabe sobre alguma coisa, procura no Google. Essa frase já até cunhou a expressão “dá uma googlada” ou “googlar”.
Estudo publicado pela We are Social em conjunto com a Hootsuite intitulado “Relatório Digital 2021” mostram que a tecnologia conectada foi incorporada de forma ainda mais forte no cotidiano das pessoas. Passamos mais tempo nas redes sociais, comprando na internet, consumindo conteúdos em streaming e vídeo games. Todas estas modalidades cresceram de forma significativa.
De acordo com o relatório cerca de 4,66 bilhões de pessoas no mundo usaram a internet em janeiro deste ano, uma ampliação de 316 milhões de pessoas ou 7,3%, na comparação com o mesmo período de 2021. Em média, esse público passa sete hora por dia na grande rede. Se você fizer um recorte apenas no Brasil, esse número salta para mais de 10 horas diárias.
Agora vem o dado definitivo: na parte em que o usuário da internet foi perguntado sobre as razões para usarem a internet, o primeiro lugar disparado foi de “procurar informações”, com 63%. Ainda que outras ferramentas de pesquisa estejam crescendo, os motores de buscas tradicionais como o Google respondem por 98% da preferência dos entrevistados.
No mundo digital há uma máxima. Se quer chegar rápido, compre tempo com a publicidade paga. Mas o posicionamento orgânico é fundamental para que você seja encontrado. Com todo esse volume de buscas, caso você tenha palavras-chave utilizadas como forma estratégica de você aparecer para potenciais clientes, isto não apenas potencializará sua marca como também será uma forma de você reduzir o seu custo de aquisição de clientes.
Não é algo tão simples ou rápido de acontecer. Se for escolher uma empresa para te apoiar, confira quantas palavras-chave ela já conseguiu colocar na primeira página do Google. Sim, é importante que esteja em primeira página visto que muitos usuários não chegam na segunda página.
Caso decida seguir por conta própria, você precisará ter uma capacitação na estratégia de otimização dos mecanismos de busca (SEO, na sigla em inglês). Também é fundamental que tenha um número importante de acesso. Essa combinação é vital para conseguir atingir as primeiras páginas com as palavras-chave escolhidas. Vale ressaltar, contudo, que alguns termos são mais complicados de obter sucesso rápido em virtude da sua utilização, então pode ser que a leve um pouco mais de tempo para conseguir chegar lá. Mas vale demais. Acredite.