Cada vez mais, tanto as empresas quanto os políticos direcionam seus recursos e atenção para o ambiente virtual. Uma prova disso é o anúncio realizado na última semana pelo Governo Federal. De acordo com ele, serão investidos mais de 8 milhões em comunicação digital no ano de 2021, serviço esse considerado “indispensável” pelo Planalto. Nessa verba, está incluso o monitoramento das redes sociais, que nunca foi tão importante como nos dias atuais. Mas o que é o monitoramento no marketing digital?
Segundo o relatório Digital 2019, da Hootsuite e We Are Social, o Brasil é um dos países mais conectados do mundo, 70% dos brasileiros estão na internet. Ocupamos ainda a segunda posição no que se refere à quantidade de usuários do Instagram e a terceira na quantidade de usuários do Facebook. Logo, as redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação para interagir com as marcas e com os políticos. São nelas, que as pessoas fazem críticas, elogios, sugestões e reclamações sobre algo que precisa ser resolvido.
Não à toa, o monitoramento das redes sociais é essencial para saber o que os consumidores/eleitores pensam. Por meio dessa ação, é possível acompanhar de forma detalhada todas as citações relacionadas à empresa/personalidade nas mídias sociais. Assim, as ações de marketing e o desenvolvimento de serviços e produtos conseguem ser mais assertivos, pois houve uma prévia análise do comportamento do consumidor, o que ele gosta e não gosta. Com esse serviço de inteligência digital, não há espaço para achismos, pois todas as decisões estarão amparadas por informações reais. Além disso, os problemas dos clientes tendem a ser resolvidos mais rapidamente, o que melhora a comunicação e também a imagem da empresa/político.
Segundo Luann Medeiros, sócio-diretor da agência de marketing digital Aquário Comunicação, realizar o monitoramento das redes sociais vai muito além de apenas capturar citações. “É necessário avaliar a real intenção do autor do comentário, seus sentimentos, e isso não é uma tarefa fácil. É preciso muito treino e estudo”, afirma o empresário.
E a Aquário Comunicação é uma agência de marketing especializada no desenvolvimento de soluções no campo da inteligência digital, com profissionais capacitados especialmente para trabalhar com as ferramentas dessa área. A Aquário já foi responsável pelo monitoramento das redes sociais de empresas e de candidatos em época de eleições.
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