Sempre que o assunto é marketing, presença ou estratégia digital, é difícil compreender que é preciso ter especialistas cuidando de tudo isso. Se, por um lado, a internet é realmente muito democrática, por outro lado ela só é uma ferramenta 100% potente quando se sabe como utilizá-la. Esse é o primeiro passo para ter uma inteligência digital em pleno funcionamento.
Por isso, assim como acontece com qualquer área de especialidade, cuidar das redes sociais e do site da sua marca é trabalho para quem sabe exatamente como operar cada uma das funcionalidades envolvidas nesse processo. Seja para produzir conteúdos, seja para coletar e analisar dados de tráfego, apostar em especialistas é imprescindível.
Ao longo dos últimos anos, o trabalho com marketing digital vem se tornando cada vez mais profissional. Inicialmente era possível manter uma boa presença nas redes simplesmente publicando conteúdos com certa regularidade. Atualmente a realidade é muito diferente desse cenário e, para ser visto e notado, qualquer marca precisa cumprir uma série de etapas.
Em primeiro lugar, você precisará definir alguns parâmetros que vão orientar todas as suas escolhas. Por exemplo, delimitar a persona da sua marca é o começo dessa jornada. Isso significa determinar como sua marca se comunica, que tipo de linguagem ela usa, quais cores são mais adequadas a essa comunicação, qual o público-alvo que ela pretende atingir, entre outros detalhes.
Depois vem o momento de coletar, raspar e analisar os dados que seus clientes estão deixando disponíveis sempre que se conectam à internet. Hoje em dia há centenas de ferramentas disponíveis para realizar esse tipo de tarefa. No entanto, usá-las pode ser complicado para quem não estuda a fundo os melhores métodos.
Quando toda a persona já foi definida e os dados já foram devidamente raspados e analisados, é hora de colocar no papel suas metas e como você pretende atingi-las. Dessa forma será possível compreender onde você quer chegar e o melhor caminho para fazer isso.
Essa é uma etapa fundamental do processo porque é dela que vão sair os primeiros desenhos de conteúdos que você vai publicar, em que dias e horários eles serão publicados e de que maneira você terá mais chances de ser visto pelo seu público. É o que se chama de planejamento estratégico.
Ou seja, são as primeiras fases desse processo que vão dar o tom de todo o trabalho prático que você precisará fazer a seguir. E, naturalmente, o próximo passo é fazer todo esse trabalho. Há formas diversas de tirar tudo isso do papel, mas só os especialistas saberão fazer isso da forma mais profissional e assertiva possível, aplicando a linguagem e a personalidade escolhidas para a marca, segmentando a entrega desses conteúdos para o público-alvo e programando os conteúdos para os momentos mais indicados.