Nos últimos quatro meses, o aparecimento e a propagação do coronavírus modificaram a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Com o distanciamento social, adotado por grande parte dos países, inclusive o Brasil, milhares de empresas dos mais variados setores fecharam suas portas. Por sua vez, a campanha “Fique em casa” fez com que milhões de brasileiros não saíssem às ruas a fim de evitar aglomerações. Marketing digital
Algumas mudanças de hábitos que já estavam em curso foram aceleradas. Diante do novo vírus, a ida ao supermercado foi substituída pelas compras online dos produtos nos sites dos estabelecimentos. Já aquele jantar no restaurante preferido ficou para o futuro. A ordem agora é pedir pelo aplicativo de delivery de comida. Enquanto isso, várias empresas passaram a adotar o home office, uma modalidade de trabalho que já era realidade para muita gente.
Mas nada disso seria possível sem a existência da internet. Se antes ela já era fundamental para alavancar os negócios, hoje ela é a única alternativa de muitas empresas, tanto físicas quanto virtuais. Com o isolamento social devido ao impacto do coronavírus, o número de pessoas e a quantidade de horas gastas no meio digital aumentaram.
Pegando carona nesse crescimento, na primeira quinzena do mês de março, as compras pela internet dispararam 40%. Pelo menos é o que indica os dados do Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale, que trabalha com antifraude para e-commerce. Segundo Leandro Duarte, um dos sócios-diretores da agência Aquário, a tendência é que essa mudança no comportamento do consumidor se mantenha, mesmo após a crise da Covid-19. “Por isso, as empresas precisam fortalecer ou até mesmo criar uma imagem no mundo online que atraia seus clientes. O marketing digital trabalha nesse sentido”, afirma o empresário.
O conceito de marketing digital se resume no conjunto de ações pensadas de forma estratégica para promover uma determinada marca no ambiente online. Não há mais fundamento em realizar investimentos em mídias offline, como panfletos e outdoors, visto que a maioria das pessoas estão mais em casa, navegando na internet. Devido à crise do coronavírus, as empresas precisam se reinventar para conseguir se conectar aos seus consumidores. Logo, nada mais lógico que utilizar o marketing digital para alcançar esse resultado. A agência Aquário, por exemplo, criou a campanha “Torne seu negócio visível”, com o intuito de posicionar as empresas no cenário digital, atrair potenciais consumidores e, consequentemente, aumentar as chances de vendas.
De acordo com o relatório Digital 2019, publicado pela We Are Social e Hootsuite, 66% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube e WhatsApp). Ainda em 2019, o Brasil ficou em 2o lugar no que se refere à quantidade de usuários do Instragam, com 69 milhões de pessoas conectadas. Por sua vez, 130 milhões de brasileiros possuem uma conta no Facebook. O país está atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos em número de usuários dessa rede social.
Segundo Luann Medeiros, também sócio-diretor da Aquário, o primeiro passo é realizar uma análise do negócio. A empresa está presente nas redes sociais? Possui um site? “Tudo isso será levado em conta no momento de traçar uma estratégia de marketing digital”, comenta. Também é necessário identificar quem é o público-alvo desse negócio para assim investir em anúncios no Google e nas redes sociais.
Outra dica muito importante é oferecer conteúdos de valor com o intuito de, a longo prazo, fechar uma venda. “Principalmente nesse momento, as pessoas estão em busca de um pouco de conforto e segurança. Ser muito agressivo pode resultar no efeito contrário e espantar ainda mais os clientes”, explica o empresário. Ele cita ainda o exemplo de uma escola de inglês. Os alunos ainda querem aprender a língua, dessa maneira, a empresa pode fazer transmissões ao vivo no Instagram, as famosas lives, com alguns conteúdos da área. “Essa atitude mostra que a empresa está preocupada com seus consumidores nesse momento difícil, o que agrega valor à marca. Quando tudo isso passar, com certeza, ela será lembrada pela ajuda”, completa Luann Medeiros.
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