Devido ao distanciamento social, adotado em decorrência do novo coronavírus, a população passou a ficar mais tempo em casa e o comércio e as indústrias tiveram que fechar as portas. No entanto muitas empresas encontraram na internet uma forma de manter os negócios. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um aumento de, aproximadamente, 400% no e-commerce no Brasil durante a quarentena. A ABComm ainda divulgou que até o começo da segunda quinzena de março, data que marcou o início das ações de enfrentamento ao vírus, cerca de 10 mil empresas por mês iniciavam suas atividades na internet. Esse número subiu para 50 mil mensais durante a pandemia.
Na contramão da crise econômica que atinge o país, em abril, o faturamento do e-commerce teve um aumento de 81% se comparado com o mesmo período de 2019. Pelo menos é o que afirmam os dados do Compre & Confie. As compras online, que já eram uma tendência, agora foram incorporadas de vez ao cotidiano dos brasileiros.
E vários são os benefícios proporcionados pelo comércio eletrônico. Dentre eles estão a facilidade e a comodidade, já que os consumidores não precisam mais passar a tarde batendo perna em shoppings ou centros comerciais em busca do vestido perfeito ou ainda da máquina de lavar mais em conta. Pelo computador ou celular, é possível comparar preços, pesquisar os modelos e marcas até, enfim, tomar a decisão da compra. Com essa expressiva quantidade de informações e opções a distância de um clique do cliente, a concorrência no ambiente virtual é ainda maior. Por isso, é essencial que você dedique uma atenção especial às ações de marketing. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos cinco dicas de marketing digital para você aplicar no seu e-commerce.
Ao abrir uma empresa, tanto virtual quanto física, um dos primeiros e principais passos é a elaboração do plano de negócios. Nesse documento estarão descritos todos os detalhes do empreendimento, como o serviço ou produto, a concorrência, a projeção financeira etc. É nessa fase também que será definida a persona, ou seja, o cliente ideal. Ela é construída com base em dados comportamentais reais dos seus consumidores, como as preferências pessoais e os hábitos de consumo. É importante ainda planejar um calendário para promoções e divulgações que serão realizadas. Por fim, também é indispensável estabelecer os objetivos a curto, médio e longo prazo do comércio online.
No entanto não é muito difícil encontrar pessoas que pularam essas etapas de planejamento. O resultado dessa ação é que muitos negócios não prosperam ou pior acabam encerrando as suas atividades de forma prematura.
Primeiro, precisamos explicar o que é o marketing de conteúdo. É uma estratégia que está preocupada em oferecer informações relevantes, soluções e respostas para as dúvidas e problemas dos clientes (por meio de vídeos, textos e ebooks). Ao fazer isso, a empresa atrai o público e se torna uma autoridade reconhecida e confiável em determinado tema. Dessa forma, os consumidores têm uma experiência positiva com a marca, já que ela disponibilizou ajuda quando eles precisavam. E é muito mais fácil fazer negócios com quem gostamos e conhecemos, não é?
No e-commerce, o marketing de conteúdo é aplicado de duas maneiras. A primeira é na descrição dos produtos da própria loja virtual. Nesse momento, são utilizadas estratégias de otimização para mecanismos de pesquisa (SEO em inglês). O objetivo é melhorar o posicionamento do site nos resultados do Google, já que está comprovado que os usuários não passam da primeira página do buscador. Por sua vez, também é possível voltar as atenções para a criação de um blog. Nesse local, serão veiculados conteúdos que possam interessar aos clientes de uma marca. Por exemplo, a empresa responsável pelas bebidas energéticas Red Bull mantém um blog recheado de informações sobre natureza, esportes radicais e cultura, temas que são as paixões dos consumidores de Red Bull.
Os brasileiros têm o hábito de tocar, manusear os produtos para depois decidir sobre a compra. Entretanto, no ambiente virtual, isso não é possível. Segundo Luann Medeiros, sócio-diretor da agência de marketing digital Aquário Comunicação, a experiência das compras online é diferente da off-line, já que o consumidor não tem contato direto com o que deseja adquirir. “Por isso, o ideal é disponibilizar fotos de alta qualidade, em todos os ângulos, dos produtos. A descrição também deve ser completa, sem deixar nenhuma característica de lado”, explica. Outra ferramenta que ajuda muito nesse momento é possuir um canal de comunicação, como um e-mail ou chat, para que os clientes tirem suas dúvidas e não desistam da compra.
De acordo com a empresa inglesa GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país que mais passa tempo em redes sociais. “Logo, é necessário planejar ações para divulgar o seu e-commerce nesses locais. Você pode programar postagens que tenham alguma frase que incentive a participação dos seguidores da página”, comenta Luann Medeiros. Por exemplo, se você tem uma loja virtual que vende bicicletas e acessórios, a frase utilizada na postagem seria: “Marque aquele amigo ciclista que iria ficar louco com esse capacete”. Dessa forma, a possibilidade de mais pessoas conhecerem a sua empresa aumenta.
Também não podemos esquecer dos links patrocinados, os anúncios pagos que aparecem na internet. Essa tática conta com vários pontos positivos, como não necessitar de muito dinheiro para fazer uma campanha ou ainda o alto poder de segmentação do público para quem o anúncio será entregue. Porém o que queremos que você tenha em mente é que o maior trunfo do marketing digital é a capacidade de analisar, de verdade, os resultados das ações planejadas. “Assim, não há desperdício de recursos, pois, imediatamente, modificamos o que não está tendo retorno”, diz o empresário.
A última dica desta matéria é: utilize o e-mail marketing. Ao entrar em contato de forma constante com os seus clientes, você não deixa que eles esqueçam a sua empresa. Mas cuidado, não é para bombardear a caixa de entrada dos seus consumidores com uma quantidade enorme de e-mails por semana. Não seja invasivo! Aqui, vale também segmentar os seus contatos pelos interesses que cada um demonstrou em comunicações anteriores. Assim, o desempenho da campanha será melhor. Por fim, preste atenção aos títulos, eles são os responsáveis por provocar a curiosidade do seu público e fazer com que ele abra o e-mail marketing.
Todas essas dicas fazem parte de um planejamento de marketing digital. O ideal é contar com uma agência especializada no assunto para executar esse trabalho. Ela irá te auxiliar na elaboração de estratégias para que o seu negócio atinja o objetivo definido.
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