O Brasil é o segundo país mais conectado à internet do mundo inteiro. O dado é da Hootsuite, um sistema norte-americano de gestão de marcas na mídia social. Lugar perfeito para fazer o tráfego pago.
Com isso, é cada vez mais importante que empresas e marcas estejam presentes na internet. Uma maneira de aumentar sua rede de contatos e clientes online é pelo tráfego pago.
Tráfego é a quantidade de acessos a determinado site ou perfil em rede social. Pode ser orgânico, quando acontece de forma natural e espontânea. O que antigamente era chamado de boca-a-boca.
E também pode ser pago, quando anúncios são feitos em redes sociais, plataformas de busca, sites e até aplicativos de smartphones e tablets.
Essa é uma estratégia utilizada para aumentar o alcance, o engajamento e/ou a conversão de pessoas com o site ou perfil na rede social da sua empresa.
Já vimos que o tráfego orgânico acontece na direção cliente-empresa. No caso do pago, podemos inverter esse fluxo. Ao utilizar uma estratégia de anúncios, você pode aparecer para seu cliente enquanto:
– Ele visualiza stories do Instagram;
– Vê vídeos no YouTube;
– Rola o feed de notícias do Facebook;
– Acompanha as últimas notícias do time dele;
– Usa um app qualquer.
Você ainda pode ser um dos primeiros resultados a aparecer em uma pesquisa do Google, por exemplo.
Tudo isso é possível com o tráfego pago.
Agora que você já sabe as vantagens de investir em anúncios online, hora de decidir qual a melhor forma de fazer isso. Antes de formular uma estratégia, você deve estabelecer qual é o seu objetivo. Quer que sua empresa seja vista por mais gente? Aumentar as visitas ao seu perfil no Instagram? Quer que as vendas da sua loja virtual cresçam?
Para cada objetivo, há uma estratégia diferente. Parece óbvio, mas faz muita diferença. Sabendo onde você quer chegar, podemos definir quais ferramentas podemos utilizar.
No Google, você pode investir para ser um dos primeiros resultados de buscas feitas por palavras-chave pré-determinadas. Isso é importante porque, em mais de 70% das vezes, os usuários vão clicar em resultados da primeira página. Ao usar o AdSense, você também consegue fazer anúncios em sites parceiros.
Permite publicar postagens patrocinadas no feed dos usuários.
Ferramenta importante, já que a plataforma é um dos sites mais acessados pelos brasileiros.
Outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter, também têm seus próprios gerenciadores de anúncios. A vantagem dessas mídias é a grande segmentação que elas oferecem. É possível determinar públicos por região, sexo, idade, preferências e etc.. Isso te permite alcançar mais pessoas com menos investimento.
Já vimos que você consegue direcionar mais sua publicidade utilizando as redes sociais. Mas é importante saber que, para melhorar sua gestão de tráfego, você deve sempre testar anúncios diferentes. Assim, é mais fácil chegar a um retorno maior.
Custo por clique e custo por mil visualizações
Chamados também de CPC e CPM, são os métodos usados no tráfego pago.
Se o seu objetivo é que sua empresa seja conhecida por mais gente, é melhor usar o CPM. Assim, você vai ser cobrado por cada vez que seu anúncio for visto por mil pessoas.
Já o CPC é mais indicado para quem quer um tráfego real. Nesse formato, você vai ser cobrado por cada clique que for dado em seu anúncio.
Ficou interessado? Então entre em contato para que a gente possa te ajudar a fazer uma gestão de tráfego pago eficiente.